Deixe um comentário

Mais vida a Van Gogh e Monet

Quem nunca se flagrou diante de um belo quadro tentando imaginar como seria aquela imagem se houvesse movimento na tela? De tão realistas, algumas cenas do cotidiano retratadas em grandes obras até parecem que vão saltar da moldura, dependendo do ângulo de observação.

Pois, para alguns especialistas, o movimento de um quadro virou apenas uma questão tecnológica. Nos últimos meses, animadores se dedicaram a dar “vida” a imagens famosas de telas do calibre de Van Gogh e Claude Monet.

Um dos pioneiros foi Luca Agnani, famoso por fazer projeções de vídeos em 3D ao ar livre em fachadas de prédios famosos em seu país. O italiano foi o responsável por dar movimento a quadros famosos de Van Gogh. O projeto chamado “Shadow” (sombra, em inglês) reúne 13 obras do pintor holandês e está retratado em vídeo abaixo.

Monet também virou alvo dos animadores. Sua obra impressionista “A Caminhada do Penhasco em Pourville” ganhou movimento graças ao trabalho do designer Alexander Kolomietz. No vídeo, o vento empurra nuvens de um lado para outro e faz balançar cabelos e vestidos das duas figuras femininas e a vegetação rasteira.

Algumas animações fazem lembrar as cenas de precioso apuro gráfico do filme “Amor Além da Vida”, que chegou a ganhar o Oscar de efeitos especiais, em 1999. Na fita, que conta com Robin Williams, os personagens entram e caminham dentro de pinturas até se “manchando” com as tintas das telas.

Há ainda designers que transformaram quadros famosos em cartoons, nem sempre com a graça pretendida. Cenas do cotidiano viram tragédias sem sentido, Napoleão Bonaparte fala com voz de criança e uma coroa de flores, em um quadro religioso, se torna uma cesta de basquete.

Abaixo o blog MentePlural selecionou as melhores animações:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: