5 Comentários

O Maestro e o Roqueiro

Ennio Morricone é um dos maiores compositores da história da música. O italiano de 85 anos, e 67 de carreira, ficou mais conhecido pelas trilhas de cinema. Mas até hoje comanda grandes orquestras pelo mundo. Unanimidade, é festejado por crítica e público.

Mike Patton já pode ser considerado uma das lendas do rock. Vocalista da banda Faith No More, o norte-americano tem 45 anos e está sempre disposto a encarar um novo desafio. Por sua voz versátil, é considerado gênio por muitos. Sucesso de crítica, levantou o público brasileiro neste ano quando usou seu português macarrônico para soltar um “eu sou cachaceiro” no meio de um show.

Ennio Morricone e Mike Patton. O que estes dois músicos tão diferentes poderiam ter em comum, além do talento e da paixão pelo trabalho? No dia 24 deste mês, a dupla terá em comum o palco montado no Estádio Bicentenário de la Florida, em Santiago, no Chile. Sim, maestro e roqueiro farão uma improvável apresentação conjunta, que já está sendo considerada histórica.

O show, claro, será uma incógnita. Eles nunca estiveram juntos, ainda que Patton tenha em Morricone um dos seus grandes ídolos. A expectativa, mesmo assim, já é grande. A união de duas figuras tão distintas atiçou a curiosidade dos chilenos. Os ingressos, que variam de R$ 100 a R$ 1.110, estão praticamente esgotados.

Ennio Morricone e Mike Patton

Ennio Morricone e Mike Patton

Mais curioso do que este improvável encontro musical somente a forma como o show foi planejado. Tudo começou com uma entrevista de Mike Patton a um canal de TV chileno, chamado Septimo Vicio, dedicado a cinema e música. Naquela conversa, ainda em 2011, o músico revelou ao apresentador Gonzalo Frías seu sonho de fazer uma apresentação com Morricone.  

Com seu jeito informal, o cantor tratou o sonho como algo inalcançável e até ironizou. “Eu também poderia ir para a lua, pendurado num balão”, disse, com desdém, girando a mão esquerda no ar. “Eu adoraria conhecê-lo algum dia. Seria meu único… desejo. Trabalhar com ele seria incrível. Já imaginou?”.

Sonho virando realidade

Patton realmente não imaginava que dois anos depois teria um show agendado com o maestro italiano. O sonho se tornou possível quando Frías e a produção do seu programa apresentaram a Morricone um disco solo de Patton, chamado “Mondo Cane”. Nele, o americano canta sucessos pop da Itália dos anos 50 e 60 acompanhado por uma banda de 15 membros e uma orquestra de 40 músicos.

Morricone não escondeu a surpresa ao ser apresentado à obra. Admitiu até que não conhecia Patton. Mas, curioso para se apresentar ao lado do versátil cantor americano, aceitou o desafio, graças à intermediação de Frías e do produtor Jorge Hurtado, também chileno. A “união de monstros musicais” estava garantida.

O desafio deverá exigir bastante dos dois músicos. Mas se engana quem pensa que Patton não estará à altura da missão. O líder do Faith No More é uma das vozes mais versáteis do rock. Para alguns críticos musicais, Patton é um gênio porque pode levar suas cordas vocais do death metal ao jazz, do grave ao agudo, pode assumir figura de rapper ou crooner.

Entre seus projetos alternativos estão parcerias com Norah Jones, Bebel Gilberto e Massive Attack. Sua vocação para a experimentação musical o levou até a dublar filmes e jogos de vídeo game.   

No dia 24, sua capacidade de adaptação será testada ao lado de 250 músicos, liderados pelo grande Morricone, autor de trilhas de mais de 500 filmes e considerado um dos maiores músicos da história.

O maestro tem no currículo prêmios como o Oscar e trabalhos ao lado de grandes diretores do cinema, como Sergio Leone, Brian De Palma e, mais recentemente, Quentin Tarantino. Em Santiago, apresentará alguns dos seus maiores sucessos, como as trilhas de “Once Upon a Time in America”, “The Legend of ‘900”, “The Good, the Bad and The Ugly” e “Cinema Paradiso”. 

Anúncio oficial do show

Anúncio oficial do show

Confira abaixo grandes momentos de Morricone e Patton:

5 comentários em “O Maestro e o Roqueiro

  1. Será incrível esse encontro!! Parabéns pelo post!

  2. Bem que poderiam dar uma esticada até SP, não é mesmo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: