Deixe um comentário

Sebastião Salgado e a Criação

seb0

O fotógrafo Sebastião Salgado

Famoso por fotografar os excluídos, Sebastião Salgado resolveu olhar para trás em seu novo trabalho. Bem para trás, ressalte-se. Em Gênesis, seu novo livro e exposição, o artista das imagens reais clica as belezas da natureza crua, em preto e branco como de costume, emulando as origens do planeta.

Salgado buscou o “momento” da criação ao viajar durante oito anos pelos confins do mundo, desvelando lugares que sofreram poucas mudanças ao longo dos últimos milênios. Locais que ainda se assemelham com o que eram nos primórdios no planeta. Daí o título “Gênesis” para sua nova obra-prima.

“Descobri que uma grande parte do planeta ainda é como era no início”, explica o fotógrafo. Através de 245 imagens, ele exibe povos que ainda vivem em harmonia com o planeta. “Quis mostrar o equilíbrio que pode haver entre nós e a natureza”.

sebAo destacar os recantos da Terra sob ângulos e pontos de vista incríveis, ele demonstra toda sua preocupação com o futuro do globo em um apelo que enche os olhos. E obtém um resultado inovador: faz um alerta a partir da grandiosidade da natureza, sem recair na tentação de utilizar imagens destrutivas e ameaçadoras para chocar o público.

Encontra, assim, um viés positivo para expor e valorizar o potencial daquilo que nos cerca, em meio a tantas notícias tristes e imagens assustadoras, de vazamentos de óleo no mar a furiosos tsunamis e ameaças de furacão. O projeto Gênesis serve para refrescar a memória ao gritar a beleza e a preciosidade da natureza.

A nova exposição do artista das imagens chegará à São Paulo no dia 4 de setembro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: